Mala extraviada pela companhia aérea? Pense na seguinte situação: você está em uma adorável viagem com a sua família. Você chegou no horário no aeroporto, embarcou com tranquilidade e dentro do avião, recebeu um delicioso lanche. Até aí, tudo certo. Mas, quando você desembarca descobre que a companhia aérea perdeu a sua bagagem.
Pronto! Isso já é mais do que motivo suficiente para acabar com o seu passeio. Toda a experiência positiva que você teve com a empresa foi por água abaixo, afinal, eles acabaram de destruir sua viagem.
Nesse momento, muitos pensam que o seu passeio acabou e que só resta lamentar. Mas, está muito enganado quem pensa assim. Você como consumidor tem direitos nessa situação e possui formas de alcançá-los.
Além disso, ao buscar uma indenização, não está apenas recuperando algo que é seu por direito, mas, também, protegendo outras pessoas de passar por essa mesma situação.
Aqui, vamos explicar para você como proceder nesses momentos e quais são seus direitos.
Pegue papel e caneta e se prepare para tirar todas as suas dúvidas quanto a mala extraviada.
Boa leitura.
Se você está passando por isso é natural que esteja bastante nervoso. Mas, agora é preciso respirar fundo e seguir nossas orientações.
A primeira coisa a ser feita é procurar um funcionário da companhia aérea de desembarque ou guichês da empresa. Explique a situação e solicite o preenchimento da RIB, também conhecida como Registro de Irregularidade de Bagagem. A empresa pode ter outro documento similar, que também registre perda de bagagens. O mais importante é documentar por escrito em documento oficial a situação. Nesse momento, será necessário ter o comprovante de despacho, mostrar para a empresa aérea que seus pertences foram enviados. Por isso, guarde esse documento muito bem!
Existem uma série de razões para a sua mala ser extraviada. Independente do que tenha ocorrido, lembre-se que a responsabilidade é da companhia aérea. Afinal, os seus bens estavam sob posse dela.
Conheça as 4 principais razões para ocorrer essa situação:
Conexões
quando na troca de um voo para o outro a mala acaba não embarcando na aeronave seguinte e se perdendo.
Perda de identificação da mala
Sabe aquela tag que fica fixada na sua bagagem? Então, ela serve para orientar os profissionais, assim, eles sabem para onde seus itens devem ser enviados.
Quando ela cai ou é removida da bagagem eles ficam sem saber para onde enviar a mala, até que o dono faça uma reclamação.
Falhas de organização das empresas aéreas
Além de seus funcionários, a companhia aérea possui alguns terceiros que prestam serviço. Ambos os grupos estão expostos a cometer erros, seja de logística e organização, o que pode levar a colocar a mala em esteira errada ou outros locais.
Furto
Apesar dessas empresas serem muito seguras, esse tipo de situação pode ocorrer.
Danos materiais e danos morais
Nesses casos, é muito comum você receber dois tipos de indenização: moral e material.
Afinal, além dos seus pertences pessoais que foram perdidos no processo, você passou por uma série de incômodos e preocupações no processo, caracterizando o dano moral.
Para solicitar essa indenização, é importante ter ao seu lado especialistas que vão te guiar nesse processo. Dessa forma, você alcançará um valor justo pela situação e colabora para que outras pessoas não passem pelo mesmo.
Algumas companhias aéreas podem querer se desviar do problema alegando uma série de questões. Por isso, é importante saber os seus direitos.
A partir do momento que você realiza o check-in no aeroporto, a responsabilidade sobre a sua mala está com a empresa aérea.
Sendo assim, caso haja qualquer dano ou extravio, a empresa deve uma indenização a você, segundo o artigo 6.º, VI e 14 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).
O processo natural é a empresa tentar encontrar a sua mala enquanto você ainda está no aeroporto. Mas, caso o extravio tenha ocorrido para outro destino, a companhia aérea tem os seguintes prazos para encontrar seus pertences:
Após encontrar seus itens, ela deve enviar para o endereço informado no registro de perda, de acordo com uma resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Caso o prazo seja extrapolado, você tem o direito de pedir uma indenização pelos itens em até sete dias. O valor máximo a ser pago é de 1.131 DES (Direitos Especiais de Saque), trata-se de uma espécie de moeda internacional.
Como informa a ANAC, a empresa aérea é obrigada a cobrir suas despesas básicas, até que sua mala seja localizada. Isso é feito para garantir que você tem acesso a itens essenciais nesse momento de dificuldade.
Se você percorreu todo esse texto tem em mente um rico conhecimento.
Mas, antes de finalizar nossa conversa, queremos te dar uma dica final.
Mantenha bem guardado todos os comprovantes dessa jornada, seja da compra das passagens, check-in, despacho de mala e até outros custos arcados pela companhia aérea, no período até que sua mala fosse encontrada.
Esses documentos são muito importantes para resguardar seus direitos em um futuro processo.
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