Voo Cancelado ou Atrasado? Conheça seus direitos

Voo Cancelado ou Atrasado? Conheça seus direitos

 

Quando você tem uma viagem e já planejou tudo, mas o vôo é cancelado, não é uma notícia muito agradável.

O cancelamento de voos pode acontecer por muitas razões, entretanto, é dever da companhia aérea oferecer algum apoio aos clientes que tenham sido afetados pela mudança de planos.

 

Veja aqui o que fazer caso seu voo tenha sido cancelado sem o aviso prévio de 72h da companhia aérea:

 

1.   Entre em contato com a companhia aérea responsável pelo voo. Para fazer isso, você pode ir ao balcão de atendimento da companhia aérea no aeroporto ou contatá-los por telefone. Eles lhe darão algumas opções e você deve escolher a que melhor lhe convier, pode ser: um reembolso total do bilhete (incluindo a taxa de embarque), ser reacomodado em outro voo com a mesma companhia aérea para o mesmo destino, voar com outra companhia aérea ou reagendar o voo para uma nova data e hora sem custos;

2.   Caso aconteça e você já esteja no aeroporto, pegue imediatamente a declaração de cancelamento de voo ou a de atraso (conforme situação) no balcão da cia aérea do aeroporto;

3.   Se falar com a companhia aérea não resolver seu problema, você pode entrar em contato com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e apresentar uma reclamação contra a empresa e já clicar AQUI para começarmos a lutar pelos seus direitos;

Não se preocupe. A Voando Direito o apoiará e aconselhará em tudo!

 

E SOBRE MEUS DIREITOS?

Você sabe quais são seus direitos se um vôo for cancelado?

Quando a companhia aérea cancela um voo, os passageiros têm direitos específicos dependendo de sua situação. Se for um atraso, o passageiro deve receber assistência da seguinte forma:

✔️  A partir de 1 hora: a companhia aérea deve oferecer ao cliente ligações gratuitas e acesso à Internet.

✔️  A partir de 2 horas: o passageiro deve receber alimentação.

✔️  A partir de 4 horas: o passageiro ou a cia aérea deve dispor de alojamento e opções de transporte de ida e retorno.

 

Além disso, se o tempo for ultrapassado, há outros direitos:

✔️ Reembolso total do bilhete.

✔️ Re encaminhamento em outro voo da companhia aérea para o mesmo destino. Se necessário, o passageiro também pode ser realocado para viajar em outra companhia aérea sem custo adicional;

✔️ Remarcar ou reagendar o voo para outra data e hora preferida pelo passageiro;

É importante notar que a companhia aérea tem até 72 horas antes do vôo para fazer alterações na viagem. Se o cancelamento do vôo for comunicado com até 72 horas de antecedência, não será possível a realocação, reembolso ou reescalonamento. Se este tempo não for respeitado, o passageiro tem seus direitos.

Lembre-se também que você pode pedir indenização até 2 anos depois de ter tido este problema no exterior e até 5 anos se viajou nacionalmente.

 

✔️ Guarde seu ticket de embarque e toda documentação possível;

 

A Voando Direito é especialista em ajudar passageiros que tiveram problemas com voos. Para saber mais sobre nossos serviços, entre em contato conosco pelo Whatsapp ou Faça já seu diagnóstico e fale com um especialista!

Voando Direito
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.